quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"CAINDO A FICHA".


Numa tarde autêntica de inverno paulista acontece a grande estréia de Teatragem. Uma comédia divertida marcada pelas contradições, e diga-se de passagem, contradições também climáticas. Levar ao público que enfrentava uma temperatura baixíssima o calor de um sertão emblemático foi uma tarefa cheia de expectativas e conquistas a serem realizadas.
Assim como jagunços bravos e briosos se sujeitaram a viver na pele de outros a delicadeza e o amor, nós formandos da Turma 43 da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, encaramos sair da caixa preta e enfrentar as ruas cinzentas e frias desta da grande cidade. Talvez a falta de experiência tenha nos facilitado essa ousadia. Não habituados ainda, ao conforto, a segurança e ao acolhimento que o espaço onde geralmente acontece o teatro traz aos artistas, fomos unânimes ao aceitar a proposta do diretor Pedro Alcântara em fazer um teatro de rua. A temporada está aberta e já é possível sentir quanto será necessário ter boa vontade e disponibilidade para fazer de cada apresentação um grande espetáculo.

“ Coisas boas estão atrás de grandes obstáculos... Há sempre monstros tomando conta de grandes tesouros.... A arte não é vegetal, é mineral. Tem que ser cavada fundo! ” Antunes Filho

Despertar o interesse nas pessoas sobre o que está acontecendo naquele espaço, a manter ouvinte e torná-la cúmplice daquele ato é tarefa árdua, somente possível de ser realizada se for com amor e por paixão à Arte de representar. E mais, uma representação que não seja apenas para divertir, mas que leve uma mensagem de serventia social. Através da qual nosso ouvinte sinta-se provocado a tomar iniciativas, mudar seus pensamentos cristalizados, enfim, que ocorra algum tipo de movimento dentro de cada um impulsionando-o a um fazer algo diferente.

“ Teatro é corrosivo, é transformador. Teatro é pensamento, não diversão babaca ! ”
Antunes Filho

Um comentário:

  1. Essa peça é muito legal, estamos gostando muito de assisitir.

    ResponderExcluir